Desenvolver conteúdos e explorar Inteligências Múltiplas na formação de professores de Geografia
Resumo
O artigo descreve uma proposta pedagógica mostrando ao professor em formação diferentes ideias e sugestões para desenvolver conteúdos curriculares habituais, empregando estratégias criativas e estimulando Inteligências Múltiplas, especialmente, escrita, verbal e cinestésico-corporal. A proposta pedagógica tem o objetivo de contextualizar a vida e a obra de Humboldt, La Blache e Milton Santos e contribuir para a renovação do ensino da Geografia. Para encaminhá-la, foi necessário buscar alternativas didáticas por meio dos objetivos específicos: elaborar o roteiro e gravar um vídeo com uma abordagem facilitadora e usá-lo como instrumento instigador na discussão do conteúdo inerente à epistemologia da Geografia. A metodologia partiu da revisão bibliográfica e da recriação do conhecimento científico já construído e consolidado por geógrafos de diferentes épocas, Humboldt, La Blache e Milton Santos, permitindo uma releitura facilitadora e de comunicação. A fundamentação teórica foi utilizada para construir os diálogos entre os três grandes pensadores, tornando-os contemporâneos, mas não deixando de abordar suas formas peculiares de fazer Geografia, por meio de suas pesquisas e, também, contextualizando suas vivências e biografias.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











