O ensino de geografia em escolas de educação básica na cidade de Santa Maria, RS: Uma análise metodológica
Abstract
Com o presente trabalho, objetiva-se analisar metodologicamente o ensino de Geografia em escolas de educação básica na cidade de Santa Maria, RS. A Geografia, por ser uma ciência moderna, produto de uma sociedade complexa, graças ao seu amplo campo de estudo, tem seu lugar no ensino, auxiliando na compreensão do mundo, desenvolvendo nos educandos qualidades intelectuais, morais e conhecimentos. Contudo, é grande a defasagem entre esse ensino e o que atualmente é ministrado em grande número de classes. O equívoco não está na disciplina ensinada, mas na forma como é feito este ensino: por professores, cujos conhecimentos, noções teóricas e métodos de trabalho estão aquém do atual estado da ciência. Este estudo foi elaborado a partir de levantamento bibliográfico, seguido da escolha de quatro escolas de Ensino Básico de Santa Maria. O processo investigativo foi desenvolvido por meio de questionários aplicados a professores de Geografia e alunos de 5ª, 8ª e 2ª séries do Ensino Médio. Percebeu-se, com esta pesquisa, a presença, ainda, de um ensino tradicional, seja pela prática pedagógica dos professores, seja pelas próprias condições em que o sistema educacional encontra-se travado, impedido de ousar novas tendências. Por sua natureza e características, a Geografia, necessariamente, deve constituir um espaço voltado para a discussão de novas ideias que despertem e oportunizem aos estudantes a percepção de que são sujeitos ativos que podem transformar a realidade que os envolve.