Análise do ingresso de estudantes com deficiência nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v26i2.5148

Palavras-chave:

Acessibilidade; Inclusão; Reserva de Vagas

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as características dos Estudantes com Deficiência que ingressaram nos cursos de graduação de uma Universidade Federal de Santa Catarina no período de 2014 a 2024, relacionando-as com as políticas de reserva de vagas, com o intuito de compreender como tais políticas influenciaram o perfil dos ingressantes na instituição. Os dados foram obtidos a partir de uma planilha de dados abertos disponível no site da universidade para o período mencionado e organizados em planilhas eletrônicas. Em seguida, foi realizada uma análise exploratória dos dados, com a aplicação de testes estatísticos descritivos de frequência, média, mediana e porcentagem. Os resultados indicam um aumento progressivo no número de estudantes com deficiência desde 2014, atribuído à disseminação das garantias de acesso por meio das vagas reservadas, permitindo o ingresso de estudantes com diversas condições de deficiência e ampliando a diversidade do corpo discente nos cursos de graduação. Além disso, evidenciou-se a necessidade e importância da implementação de políticas e ações de acessibilidade, destacando a importância de um olhar inclusivo voltado para a permanência e a formação de qualidade desses estudantes.

Biografia do Autor

Jeovana Diomar Pinheiro Januário, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Planejamento e Controle de Gestão pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Administradora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis SC, Brasil. 

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Publicado

2025-10-17

Como Citar

Januário, J. D. P. (2025). Análise do ingresso de estudantes com deficiência nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 26(2), 17–32. https://doi.org/10.37780/ch.v26i2.5148

Edição

Seção

Artigos