Análise do ingresso de estudantes com deficiência nos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.37780/ch.v26i2.5148Palavras-chave:
Acessibilidade; Inclusão; Reserva de VagasResumo
Este estudo tem como objetivo analisar e discutir as características dos Estudantes com Deficiência que ingressaram nos cursos de graduação de uma Universidade Federal de Santa Catarina no período de 2014 a 2024, relacionando-as com as políticas de reserva de vagas, com o intuito de compreender como tais políticas influenciaram o perfil dos ingressantes na instituição. Os dados foram obtidos a partir de uma planilha de dados abertos disponível no site da universidade para o período mencionado e organizados em planilhas eletrônicas. Em seguida, foi realizada uma análise exploratória dos dados, com a aplicação de testes estatísticos descritivos de frequência, média, mediana e porcentagem. Os resultados indicam um aumento progressivo no número de estudantes com deficiência desde 2014, atribuído à disseminação das garantias de acesso por meio das vagas reservadas, permitindo o ingresso de estudantes com diversas condições de deficiência e ampliando a diversidade do corpo discente nos cursos de graduação. Além disso, evidenciou-se a necessidade e importância da implementação de políticas e ações de acessibilidade, destacando a importância de um olhar inclusivo voltado para a permanência e a formação de qualidade desses estudantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.











