Tecnologias assistivas na Educação Inclusiva

Autores

  • Glaucia Suzana Fener da Silva Universidade Franciscana - UFN
  • Luciane Pozzobon Universidade Franciscana - UFN
  • Juliane Marschall Morgenstern Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.5106

Palavras-chave:

comunicação, acessibilidade, aplicativo, ferramenta, autonomia

Resumo

O artigo parte de um estudo que tematiza as Tecnologias Assistivas e seus usos na educação inclusiva. Objetiva refletir acerca dos recursos tecnológicos digitais de aplicativos (app) para dispositivos móveis voltados para o ensino e para o cotidiano de pessoas com deficiência, a partir dos estudos de Bersch. Apresenta uma pesquisa acerca de aplicativos para acessibilidade, dentre os quais identificaram-se aqueles com maior número de download, para diferentes públicos de pessoas com deficiência. A partir dessa identificação, discutiu-se os aspectos favoráveis e as possíveis fragilidades desses aplicativos, numa abordagem reflexiva que buscou contribuir com a divulgação dos mesmos e ampliação de seus usos. Como resultados, espera-se contribuir com as discussões que vêm sendo realizadas no campo da acessibilidade sobre o uso das Tecnologias Assistivas como recurso cotidiano da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Glaucia Suzana Fener da Silva, Universidade Franciscana - UFN

Pedagoga e Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens - UFN.

Luciane Pozzobon, Universidade Franciscana - UFN

Pedagoga e Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens - UFN.

Juliane Marschall Morgenstern, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Educação. Professora da graduação e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

da Silva, G. S. F., Pozzobon, L., & Morgenstern, J. M. (2024). Tecnologias assistivas na Educação Inclusiva. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 25(1), 73–86. https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.5106

Edição

Seção

Artigos