O uso de recursos educacionais como facilitador do processo formativo dos estudantes com transtornos/dificuldades de aprendizagem no âmbito da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.5046

Palavras-chave:

transtornos de aprendizagem; tecnologias digitais; recursos educacionais

Resumo

As tecnologias digitais trouxeram uma profunda transformação no cenário dos modelos de ensino e aprendizagem, oferecendo benefícios substanciais para professores e alunos. Os recursos educacionais podem auxiliar no enfrentamento de potenciais desafios ou dificuldades que podem surgir durante a jornada acadêmica. Transtornos de aprendizagem são dificuldades para reter, adquirir ou utilizar habilidades e informações. Tais déficits de atenção, memória e raciocínio acabam impactando o desempenho acadêmico. Essa disfunção impede a transmissão e o processamento de informações dentro do cérebro, mas não impede a aprendizagem quando técnicas pedagógicas adequadas são empregadas. Este artigo tem como objetivo apresentar recursos digitais que podem ser imediatamente empregados para apoiar as práticas metodológicas dos professores, facilitando, assim, o processo de formação de alunos com transtornos/dificuldades de aprendizagem no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa aqui apresentada faz parte da proposta de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT-UFSM). O estudo emprega uma abordagem qualitativa, utilizando análise documental, bibliografia e estudos de caso como seus métodos primários. Realizamos uma revisão bibliográfica para desenvolver pressupostos teóricos com base nos trabalhos de Siqueira e Gurgel-Giannetti (2011), Silva e Neto (2008), DSM-V (2014) e Oliveira (2009), entre outros. Este estudo apresenta abordagens diversas facilitando uma interação mais significativa entre alunos, conteúdo e professores, oferecendo suporte pedagógico prático para educadores que buscam diversificar sua prática de ensino.

Biografia do Autor

Juliana Porto de Souza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (2018). Especialista em Gestão e Organização de Escola (2021). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2024). Graduada em Educação Especial (2024). Atualmente atuo como Psicopedagoga Institucional concursada na rede pública municipal de ensino de Júlio de Castilhos/RS.

Walter Priesnitz Filho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Segurança de Informação pela Universidade de Lisboa (UL) - Instituto Superior Técnico (IST) em Portugal, com período sanduíche no Institute of Applied Information Processing and Communications (IAIK) da Graz University of Technology (Áustria) - 2018. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - 2003. Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Franciscana (UFN) - 1999. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/CTISM, atuando nos cursos de Redes de Computadores (Graduação) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança de Informação e Redes de Computadores, tendo interesse, principalmente, nos seguintes temas: segurança da informação e sistemas de informação.

Leila Maria Araújo Santos, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui graduação em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria.Atua no Programa Especial de Graduação para EPT (PEG) e no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT), e é líder do grupo de pesquisa Metodologias Ativas para EPT, desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de Metodologias Ativas no Ensino, Praticas Inovadoras de ensino, Tecnologias Educacionais e Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

de Souza, J. P., Filho, W. P., & Santos, L. M. A. (2024). O uso de recursos educacionais como facilitador do processo formativo dos estudantes com transtornos/dificuldades de aprendizagem no âmbito da educação profissional e tecnológica. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 25(1), 121–143. https://doi.org/10.37780/ch.v25i1.5046

Edição

Seção

Artigos