A pesquisa no curso de pedagogia: uma análise do perfil teórico-metodológico dos Trabalhos Finais de Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4427

Palavras-chave:

Formação docente, Pedagogia, Diretrizes Curriculares Nacionais, Trabalho Final de Graduação

Resumo

Este artigo objetiva discutir a pesquisa no curso de Pedagogia, a partir de uma análise do perfil teórico-metodológico dos Trabalhos Finais de Graduação (TFG). O estudo foi realizado no contexto de um curso de pedagogia de uma Universidade comunitária do Rio Grande do Sul, Brasil. A metodologia foi de abordagem qualitativa, documental, com características de levantamento bibliográfico. Dessa forma, foram analisados 134 TFGs, produzidos entre 2012 e 2020. A análise de conteúdo se deu quanto à abordagem, tipo de pesquisa e tema. A categorização temática realizou-se à luz dos Núcleos Formativos propostos nas Diretrizes Curriculares Nacionais da pedagogia: a) estudos básicos; b) aprofundamento e diversificação; c) estudos integradores. Nesse sentido, os resultados mostraram que há predominância da pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e autobiográfica. Os temas são reflexos dos núcleos que estruturam a matriz curricular do curso. Por fim, destaca-se que os TFGs refletem motivações dos acadêmicos relacionadas aos seus contextos educacional e social, contribuindo para a emancipação intelectual, autoconhecimento e capacidade de (re) construir realidades.

Biografia do Autor

Alana Rodrigues Rigão Achterberg, Universidade Franciscana - UFN

Graduada em Pedagogia- Licenciatura na Universidade Franciscana. Participou do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica na mesma Universidade. Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana. Atualmente é Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática.

Greice Scremin, Universidade Franciscana - UFN

Graduada em Pedagogia, mestre e doutora em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, é professora da rede Pública Municipal de Santa Maria e Professora Adjunta da Universidade Franciscana. Docente do curso de Pedagogia nesta IES, coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência, atuando também no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT).

Rosemar de Fátima Vestena, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, RS, Brasil (2015). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1994). Graduada e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1985). Professora adjunta da Universidade Franciscana, UFN, RS no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado).

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Achterberg, A. R. R., Scremin, G., & Vestena, R. de F. (2023). A pesquisa no curso de pedagogia: uma análise do perfil teórico-metodológico dos Trabalhos Finais de Graduação. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(1), 119–133. https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4427

Edição

Seção

Artigos