A formação, a formação continuada de professores e a interdisciplinaridade

Autores

  • Alex Luiz Dagios Universidade Franciscana - UFN
  • Eliane Aparecida Galvão dos Santos Universidade Franciscana - UFN
  • Elsbeth Léia Spode Becker Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4309

Resumo

Vivemos em um mundo de reconhecida crise humana. O processo de formação da pessoa com compreensão de si mesma e do mundo é de extrema pertinência e um compromisso da educação. Neste artigo, buscamos retratar a reflexão na formação e formação continuada de professores, na importância da interdisciplinaridade e realçar o ensino de humanidades como possibilidade de transformação humana, a partir da consciência e da efetiva compreensão da fragilidade das relações humanas e engendrar a profunda e verdadeira reforma para recompor o futuro. A metodologia caracteriza-se como um estudo de abordagem qualitativa descritiva do tipo bibliográfica. A partir das reflexões foi proposto o ‘varal das expectativas no caminho docente’ com indicações que podem nortear as decisões dos gestores e as expectativas dos professores diante do “novo” ensino que impacta diretamente na prática, na busca de transcender o modelo de educar tradicional e, assim, repensar, reformular e criar e recriar o caminho da docência.

Biografia do Autor

Alex Luiz Dagios, Universidade Franciscana - UFN

Professor na Rede Básica de Ensino no Rio Grande do Sul. Mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens – UFN

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Universidade Franciscana - UFN

Doutora em Educação. Docente do curso de Pedagogia e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens – UFN.

Elsbeth Léia Spode Becker, Universidade Franciscana - UFN

Doutora. Professora aposentada. Universidade Franciscana - UFN

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Dagios, A. L., Santos, E. A. G. dos, & Becker, E. L. S. (2023). A formação, a formação continuada de professores e a interdisciplinaridade. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(1), 21–40. https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4309

Edição

Seção

Artigos