A inclusão escolar da pessoa com deficiência e suas relações com os conceitos foucaultianas de discurso e de poder

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4280

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Metodologia Sistematizada, Políticas Integradoras

Resumen

Este trabalho tem por objetivo mostrar como os conceitos de discurso e poder se relacionam com as práticas de inclusão escolar. Portanto, quais seriam as relações existentes entre os conceitos foucaultianos de discurso e poder com a inclusão escolar da pessoa com deficiência? Para tanto, recorremos a um breve percurso histórico, através de uma revisão bibliográfica e documental, no intuito de demonstrar como o assunto relacionado às práticas de inclusão escolar vem crescendo e ganhando espaço no cenário educacional brasileiro. Em seguida, também foi feito um breve apanhado de como os conceitos acima mencionados podem ser elucidados nas discussões que envolvem as práticas de inclusão escolar. Assim, procuramos utilizar, principalmente, os apontamentos teóricos de Michel Foucault (2006, 2010 e 2013) sobre discurso e poder, bem como sua relação com o saber. Em suma, as filosofias foucaultianas nos auxiliam a problematizar assuntos importantes do cenário educacional brasileiro, o que contribui para a ampliação das discussões que já são empreendidas, trazendo um aprofundamento desse debate tão latente em nossa sociedade, o que acaba por contribuir para as diversas pesquisas que tratam dessa temática e nas ações dos professores e suas práticas de inclusão em sala de aula.

Biografía del autor/a

Fabricia Íris de Arruda, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Licenciada em pedagogia e geografia Uepb, especialista em psicopedagogia e atendimento educacional especializado. Mestranda em formação de professor na UEPB.

Fábia Vitória Medeiros do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Geografia pela UEPB, especialista em Educação Básica - UEPB. Mestranda em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Francisco de Assis da Macena Júnior, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Mestrando em formação de professores pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Graduado em supervisão e orientação pela Faculdade de Timbaúba e educação em direitos humanos pela UFPB. Graduado em geografia pela UEPB. Professor da Rede Estadual de Educação da Paraíba.

Josandra Araújo Barreto de Melo, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (1999), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e Doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). Atualmente, é Professora Associada e responde pela Chefia do Departamento de Geografia, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, atuando na área de formação de professores para a educação básica.

Publicado

2023-09-25

Cómo citar

de Arruda, F. Íris, do Nascimento, F. V. M., da Macena Júnior, F. de A., & de Melo, J. A. B. (2023). A inclusão escolar da pessoa com deficiência e suas relações com os conceitos foucaultianas de discurso e de poder. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 24(1), 87–100. https://doi.org/10.37780/ch.v24i1.4280

Número

Sección

Artigos