Produto educacional na Pós-Graduação Lato Sensu EAD/UFN - 1ª edição: uma construção sistemática e metódica

Autores

  • Ail C. Meireles Ortiz Universidade Franciscana
  • Juliane Marschall Morgenstern Universidade Franciscana
  • Leonardo Guedes Henn Universidade Franciscana
  • Márcio Paulo Cenci Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4142

Resumo

Este artigo apresenta uma análise teórica e prática do processo de construção de produtos educacionais na Pós-graduação Lato Sensu/EAD da Universidade Franciscana, em sua 1ª edição, em 2019. O Curso de Especialização em Ensino de Humanidades esteve estruturado em módulos e unidades de aprendizagem, para atender às interfaces do tema ensino de humanidades. Como requisito para conclusão do Cursos de Pós-graduação Lato Sensu EAD, o estudante deveria apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o qual compõe um texto ou artigo acadêmico produzido em acordo com roteiro de referência, cujo objetivo é apresentar de forma descritiva o processo de elaboração de um Produto Educacional (PE). Esse produto deverá ser elaborado ao longo dos módulos, a partir de orientações técnicas em tópicos específicos, sob orientação e acompanhamento de docentes integrantes do Curso. O exame crítico empreendido, após a finalização do processo de planejamento, execução e avaliação desta proposta de produção de produtos educacionais em dimensão sistemática e metódica, ao longo do Curso de Especialização em Ensino de Humanidades, conduziu a algumas evidências pontuais, como manifestação de maior segurança e base sólida de conhecimentos relacionados ao foco central da proposta do Curso, equivalência entre conhecimentos específicos em construção e a produção do projeto e desenvolvimento do produção educacional, otimização do tempo, maior tranquilidade e fluência ao processo de produção, avaliação parcial, diálogo com orientador e redimensionamento de ações, que exigiriam aprofundamento teórico e metodológico e maior tempo para a produção teórica e aplicação/validação do produto educacional.

Biografia do Autor

Ail C. Meireles Ortiz, Universidade Franciscana

Graduada em Geografia, especialista em Geociências e mestre em Educação. Docente de Cursos de Licencitura/UFN.

Juliane Marschall Morgenstern, Universidade Franciscana

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Graduada em Educação Especial com ênfase na educação de surdos, pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2006) e em Pedagogia pela mesma Universidade (2020). Atua como Docente Adjunta de Educação Especial na Universidade Franciscana - UFN, onde coordena o Curso de Graduação em Pedagogia à distância e ministra disciplinas na área pedagógica e Língua Brasileira de Sinais em diversos cursos. Orienta estágios curriculares supervisionados na área de Gestão escolar e Pedagogia em Espaços Sociais. Atua no Curso de Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens - MEHL, onde coorienta estudos relacionados a Políticas educacionais e a Educação inclusiva. Representante titular da área de Ciências Humanas no Conselho Universitário da Universidade Franciscana - CONSUN - UFN, integra a Comissão Própria de Avaliação - CPA da UFN como representante docente e é integrante do Comitê Institucional de Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana - UFN. Integra o Núcleo Docente Estruturante - NDE e Colegiado do Curso de Pedagogia presencial e à distância da Universidade Franciscana - UFN. É pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão - GEPI/UNISINOS/CNPq, o qual integra a Red de Investigación en Educación y Pensamiento Coontemporáneo - RIEPCO. Tem experiência na pós-graduação, no ensino superior e na educação básica, atuando nas modalidades presencial e à distância. Desenvolve pesquisa na área de Políticas Educacionais, Educação inclusiva e Educação de surdos.

Leonardo Guedes Henn, Universidade Franciscana

Possui graduação em História Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000) e doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Atualmente é professor da Universidade Franciscana (UFN), em Santa Maria/RS. Tem experiência no ensino de História na Escola Básica e no Ensino Superior, principalmente nas áreas de História Global (séculos XIX e XX), História do Brasil, Ensino de História, Pré-História. No que diz respeito aos temas de pesquisa, atua principalmente com os seguintes objetos: História da Educação, Ensino de História, Anarquismo, Socialismo, Comunismo, Pedagogias Críticas.

Márcio Paulo Cenci, Universidade Franciscana

Graduado em Filosofia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina/Campus Chapecó (2002) e mestre pela Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Doutor em Filosofia pela PUCRS e PUC-Chile (sanduíche) (2015). Como bolsista da Alexander von Humboldt Stiftung, realizou Pós-Doutorado na Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (2015-2016). Atualmente é professor da Universidade Franciscana - UFN. Tem experiência na área de Filosofia, em especial na Filosofia na Idade Média com maior foco na tradição franciscana desde o século XIII até XVIII. É membro da Société Internationale pour lÉtude de la Philosophie Médiévale (SIEPM). Editor da Revista Thaumazein até 2018.

Downloads

Publicado

2022-08-26

Como Citar

Ortiz, A. C. M., Morgenstern, J. M., Henn, L. G., & Cenci, M. P. (2022). Produto educacional na Pós-Graduação Lato Sensu EAD/UFN - 1ª edição: uma construção sistemática e metódica. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 23(2), 41–51. https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4142