Nova estrutura do Ensino Médio e os impactos da inserção de disciplinas formativas na formação profissional do estudante brasileiro

Emilly C. Silva, Emilly C. Silva, Isabel Roggia

Resumo


Este artigo consiste num relato de experiência que teve como objetivo descrever o impacto que a nova estrutura do ensino médio pode causar nas perspectivas futuras de alunos ingressantes do ensino superior.
O estudo foca na discussão de uma proposta didática sobre Nanociência e Nanotecnologia (N&N) inscrita na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, com vistas à promoção da participação pública. Esta proposta foi desenvolvida com base na alteração da estrutura do novo ensino médio. A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Com base nessa possibilidade a pesquisa visa analisar a produção científica nacional e internacional, publicados no período de agosto de 2016 a agosto de 2021, à cerca dos dados apresentados na literatura sobre o entendimento da inserção de tópicos N&N no ensino médio e assim fomentar a discussão dessa necessidade levando em consideração o impacto que essa alteração pode causar principalmente na escolha da vida profissional dos jovens estudantes. Além disso, a validação deste trabalho ocorreu por meio de pesquisa de opinião com alunos de graduação, das áreas de ciência e tecnologia e os resultados colaboraram com a pesquisa, uma vez que, a maior porcentagem dos alunos entrevistados relatou que a presença da disciplina de N&N no ensino médio teria agido como uma influência positiva em suas vidas acadêmicas e profissionais.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4113

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.