Nova estrutura do Ensino Médio e os impactos da inserção de disciplinas formativas na formação profissional do estudante brasileiro

Autores

  • Emilly C. Silva
  • Emilly C. Silva
  • Isabel Roggia Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4113

Resumo

Este artigo consiste num relato de experiência que teve como objetivo descrever o impacto que a nova estrutura do ensino médio pode causar nas perspectivas futuras de alunos ingressantes do ensino superior.
O estudo foca na discussão de uma proposta didática sobre Nanociência e Nanotecnologia (N&N) inscrita na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade, com vistas à promoção da participação pública. Esta proposta foi desenvolvida com base na alteração da estrutura do novo ensino médio. A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os itinerários formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. Com base nessa possibilidade a pesquisa visa analisar a produção científica nacional e internacional, publicados no período de agosto de 2016 a agosto de 2021, à cerca dos dados apresentados na literatura sobre o entendimento da inserção de tópicos N&N no ensino médio e assim fomentar a discussão dessa necessidade levando em consideração o impacto que essa alteração pode causar principalmente na escolha da vida profissional dos jovens estudantes. Além disso, a validação deste trabalho ocorreu por meio de pesquisa de opinião com alunos de graduação, das áreas de ciência e tecnologia e os resultados colaboraram com a pesquisa, uma vez que, a maior porcentagem dos alunos entrevistados relatou que a presença da disciplina de N&N no ensino médio teria agido como uma influência positiva em suas vidas acadêmicas e profissionais.

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Silva, E. C., Silva, E. C., & Roggia, I. (2022). Nova estrutura do Ensino Médio e os impactos da inserção de disciplinas formativas na formação profissional do estudante brasileiro. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 23(2), 1–13. https://doi.org/10.37780/ch.v23i2.4113