Estudos sobre letramento: um levantamento bibliográfico a partir da plataforma Datacapes

Autores

  • Fernanda Rodrigues Pigatto
  • Valeria Iensen Bortoluzzi
  • Taís Steffenello Ghisleni
  • Graziela Frainer Knoll Universidade Franciscana - UFN

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.4074

Resumo

A aprendizagem da leitura e da escrita de maneira socialmente significativa, isto é, vinculada à realidade social dos estudantes, tem sido um dos desafios da escola. Pensando nisso, surgiram perspectivas que consideram a leitura e a escrita além da alfabetização, como o letramento. O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento bibliográfico, no portal Datacapes, de pesquisas sobre letramento publicadas no último ano no Brasil. Os resultados demonstram pesquisas sobre a temática e, principalmente, a preocupação com o letramento como um instrumento que resulte na formação de leitores e escritores conscientes e críticos.

Biografia do Autor

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana - UFN

Professora Adjunta na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda e no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL); Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas (UFSM), com Pós-Doc no UniRitter.

Downloads

Publicado

2021-10-27

Como Citar

Pigatto, F. R., Bortoluzzi, V. I., Ghisleni, T. S., & Knoll, G. F. (2021). Estudos sobre letramento: um levantamento bibliográfico a partir da plataforma Datacapes. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(1), 187–199. https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.4074

Edição

Seção

Artigos