Recursos hídricos em sala de aula: construção de maquete como metodologia ativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3956

Resumo

Os recursos hídricos são necessários para a sobrevivência humana, para a fauna, flora e, para o desenvolvimento das atividades econômicas. No processo de construção da conscientização ambiental, escola e universidade possuem significativo papel, tendo em vista que podem desenvolver atividades que auxiliem na formação de sujeitos críticos perante a realidade colocada. Uma metodologia ativa que pode ser empregada para compreensão do uso do solo em microbacias e seus impactos, é a confecção de maquetes, que propicia o conhecimento da realidade local a partir da espacialização dos eventos. Dessa forma, o objetivo deste artigo é apresentar oficinas pedagógicas desenvolvidas a partir de um Projeto de Extensão Universitária, com estudantes da educação básica e do ensino superior para a construção de maquetes de uma microbacia. A estratégia adotada foi o emprego do método indutivo, com abordagem qualitativa. Como resultado, observa-se que a construção das maquetes estimulou o interesse educativo, possibilitando a consolidação, de forma prática, de conceitos e temáticas, a partir de uma visão sistêmica e interdisciplinar.

Biografia do Autor

Janete Facco Facco, Escola Estadual Druziana Sartori- Chapecó-SC

GEÓGRAFA (CREA N. 105499-1). Pós-Doutora em Geografia, no Projeto Rede Guarani/Serra Geral, Geografia, UFSC (2018/2020). Doutorado em Geografia (Recursos Hídricos) pela UFSC (2014 - 2018). Mestrado em Ciências Ambientais (interdisciplinar) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2011). Especialização em Ciências Sociais: Geografia e História; Geografia e Gestão Ambiental Municipal e Regional; e Proeja; Graduação em Geografia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2004); Especialização em SANEAMENTO (EM ANDAMENTO). Professora de Geografia Rede Estadual de Educação de Santa Catarina. Participa do Projeto Chapecó 2030, através da Sociedade Amigos de Chapecó, entidade sem fins lucrativos e também do Grupo de Estudos Dirigidos no Laboratório de Análise Ambiental, sob coordenação do Professor Drº Luiz Fernando Scheibe-UFSC. Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Chapecó e Irani. Membro pesquisador da Rede Capacitação sobre Recursos Hídricos no Brasil - Cap-Net Brasil . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Análise Ambiental (uso do solo, resíduos sólidos, saneamento e recursos hídricos) e Permacultura UFSC e Projeto Integrado Aquífero Guarani/Serra Geral, UFSC. Experiência nas áreas de Biogeografia e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos (águas superficiais e subterrâneas), gestão integrada de recursos hídricos, conflitos ambientais, valoração ambiental, educação ambiental, problemas socioambientais, planejamento urbano e regional. Atualmente professora efetiva da rede estadual de educação de santa Catarina.

Janete Webler Cancelier, UFSM

Profª. Drª. Janete Webler CancelierGraduada em Geografia Licenciatura Plena (UNOCHAPECÓ)Graduada em Geografia Bacharelado (UNOCHAPECÓ)
Mestra em Geografia (PPGG/UFSC)Doutora em Geografia (PPGGeo/UFSM)Pós-doutora em Geografia (PPGGeo/UFSM - PNPD/CAPES)Professora Formadora UAB/CAPES da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)Lattes: http://lattes.cnpq.br/7710315647430813Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4850-5492

Liziany Muller Medeiros, UFSM

Possui Bacharelado em Zootecnia (2004) e Licenciatura Plena no Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional de Professores (2011) ambas pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado (2006) e Doutorado (2009) pelo Programa de Pós Graduação em Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria, Pós-doutorado em Zootecnia no Programa de Pós Graduação em Zootecnia na Universidade Federal de Santa Maria (2011). Atualmente é professora Associada II, responsável pelo Laboratório Mediações Sociais e Culturais - Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural - Centro de Ciências Rurais - Universidade Federal de Santa Maria, Professora e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Aberta do Brasil/UFSM. Atuou como: Professora e Orientadora do Curso de Especialização em Tecnologia de Informação e Comunicação da Universidade Aberta do Brasil/UFSM; Professora do Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do campo- Residência Agrária; Professora e Orientadora do PPGTER - Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede nível Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2022-01-07

Como Citar

Facco, J. F., Cancelier, J. W., & Medeiros, L. M. (2022). Recursos hídricos em sala de aula: construção de maquete como metodologia ativa. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 22(2), 135–150. https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3956