Gamificação: uma ferramenta aliada da aprendizagem

Liliana Pincolini, Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Taís Steffenello Ghisleni

Resumo


Com o advento da pandemia diferentes mudanças impensáveis passaram a acontecer. Com a impossibilidade da aula presencial devido ao risco de contaminação pela Covid-19, não restou outra alternativa, que a de utilizar diferentes recursos, sejam síncronos ou assíncronos para poder promover a aprendizagem dos estudantes. Dentre estas novas práticas utilizadas apresenta-se a da gamificação. Este relato apresenta o uso da gamificação como um recurso a mais neste momento de ensino remoto, como possibilidade, inclusive para ambos os públicos, alunos com e sem acesso a internet. Trata-se do relato de uma prática realizada em uma escola municipal de Santa Maria/RS destacando as potencialidades e fragilidades que a mesma propiciou aos estudantes neste momento tão desafiador. Após a aplicação do game sobre Contos e lendas do Rio Grande do Sul podemos constatar o caráter motivador e engajador desta prática.


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DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3660

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