Reflexões acerca das multimodalidades nas práticas de ensino aprendizagem

Clarice Rosa Machado, Carla da Silva Ribeiro, Taís Steffenello Ghisleni

Resumo


O desenvolvimento tecnológico e das mídias digitais resultaram em transformações nos meios de comunicação e no fluxo de informação. Isso gerou impacto social e alterou as relações humanas e as práticas de ensino. No presente estudo têm-se por objetivo refletir acerca das contribuições do ensino de multimodalidades para a prática docente e apresentar um recorte do planejamento didático “Meio Ambiente em Jogo”, proposto na disciplina de Linguagens e Tecnologias aplicadas ao Ensino, do Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens, da Universidade Franciscana. Também será apresentada uma aplicação prática, desenvolvida em uma disciplina do Mestrado e Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana. A metodologia utilizada para o trabalho apresenta abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e descritivo. Diante das transformações tecnológicas que repercutem na prática docente, o professor precisa entender as contribuições que os usos de recursos multimodais oferecem para o processo de ensino e aprendizagem, rompendo com o modelo tradicional em que o professor era considerado o detentor do saber.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3518

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.