Experiências formativas acerca do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil em tempos de pandemia

Sandra Beatriz de Andrade Cardozo, Juliana Helena Treichel, Fernanda Figueira Marquezan

Resumo


O artigo aborda os estágios curriculares supervisionados na formação de professores de Educação Infantil. Desse modo, objetiva descrever e analisar experiências formativas produzidas no Estágio Curricular Supervisionado - Docência na Educação Infantil, Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS. As atividades didático-pedagógicas promovidas durante o estágio foram realizadas em tempos de isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19. O campo de estágio foi a E.M.E.F. Maria de Lourdes Ramos Castro em turma de pré-escola. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico. Ao projetar uma proposta de estágio via ensino remoto, julgou-se, oportuno, para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, apoiar-se na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017). A experiência demonstrou os desafios impostos aos profissionais da pedagogia, nesse contexto de pandemia, de modo especial às professoras de Educação Infantil, uma vez que o contato por meio virtual com as crianças é inédito em contexto brasileiro. Por fim, a proposição de estágio curricular, na Educação Infantil, na modalidade remota, configurou-se como uma experiência formativa em que as estagiárias mobilizaram a produção de conhecimentos e de aprendizagens necessários à docência, em uma perspectiva reflexiva dos enfrentamentos de como ensinar e de que maneira aprender em tempos de pandemia.

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DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3470

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