Experiências formativas acerca do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil em tempos de pandemia

Autores

  • Sandra Beatriz de Andrade Cardozo Universidade Franciscana
  • Juliana Helena Treichel Universidade Franciscana.
  • Fernanda Figueira Marquezan Universidade Franciscana

Resumo

O artigo aborda os estágios curriculares supervisionados na formação de professores de Educação Infantil. Desse modo, objetiva descrever e analisar experiências formativas produzidas no Estágio Curricular Supervisionado - Docência na Educação Infantil, Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS. As atividades didático-pedagógicas promovidas durante o estágio foram realizadas em tempos de isolamento social em virtude da pandemia da COVID-19. O campo de estágio foi a E.M.E.F. Maria de Lourdes Ramos Castro em turma de pré-escola. A metodologia pautou-se na abordagem qualitativa e no método autobiográfico. Ao projetar uma proposta de estágio via ensino remoto, julgou-se, oportuno, para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, apoiar-se na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2017). A experiência demonstrou os desafios impostos aos profissionais da pedagogia, nesse contexto de pandemia, de modo especial às professoras de Educação Infantil, uma vez que o contato por meio virtual com as crianças é inédito em contexto brasileiro. Por fim, a proposição de estágio curricular, na Educação Infantil, na modalidade remota, configurou-se como uma experiência formativa em que as estagiárias mobilizaram a produção de conhecimentos e de aprendizagens necessários à docência, em uma perspectiva reflexiva dos enfrentamentos de como ensinar e de que maneira aprender em tempos de pandemia.

Biografia do Autor

Sandra Beatriz de Andrade Cardozo, Universidade Franciscana

Licenciada em Geografia (UFN). Mestre em Geografia (UFSM). Acadêmica do Curso de Pedagogia.

Juliana Helena Treichel, Universidade Franciscana.

Acadêmica do Curso de Pedagogia

Fernanda Figueira Marquezan, Universidade Franciscana

Licenciada em Pedagogia (UFN). Mestre em Educação (UPF) e Doutora em Educação (PUCRS).

Downloads

Publicado

2021-01-12

Como Citar

Beatriz de Andrade Cardozo, S., Helena Treichel, J., & Figueira Marquezan, F. (2021). Experiências formativas acerca do estágio curricular supervisionado na Educação Infantil em tempos de pandemia. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 167–180. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3470