Reflexões sobre as práticas pedagógicas no ensino superior em período de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3460

Resumo

O artigo contextualiza as mudanças de paradigmas nas ciências como uma forma de repensar as práticas pedagógicas. Para tal, fez-se necessário abordar os paradigmas conservadores e os seus respectivos fundamentos a partir da lógica da reprodução do conhecimento, bem como, foram abordados os paradigmas inovadores embasados na produção do conhecimento. Em âmbito metodológico, utilizou-se de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico e documental. Destaca-se que, com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, as instituições de ensino no mundo todo tiveram as suas atividades presenciais suspensas. A partir deste cenário os professores, agentes fundamentais no processo educacional, viram-se, de um momento para outro, tendo que atuar diante de um contexto de excepcionalidade, e alternativas passaram a ser adotadas com o objetivo de reduzir o prejuízo educacional e a preservação do direito à educação. Portanto, a Covid-19 impôs uma crise sem precedentes nas mais variadas áreas do conhecimento e da ação humana, demandou novas percepções e análises dos problemas sociais, culturais, educacionais e, sobretudo, novas exigências relacionadas às práticas pedagógicas, que careceram, como nunca, da utilização de diferentes recursos tecnológicos de informação e de comunicação.

Biografia do Autor

Tatiane de Fatima da Silva Pessoa, Universidade Franciscana - UFN.

Doutoranda em Filosofia - PPGF/UFSM. Mestre em Direito pelo PPGD/UNISC. Pós-graduada em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Mestranda em Ensino de Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana (UFN). Graduada em Direito em Direito pela Universidade Franciscana - UFN.

Eliane Aparecida Galvão dos Santos, Universidade Franciscana - UFN

Graduada em Pedagogia pela FIC, Especialista em Alfabetização e Gestão Educacional pela UFSM. Mestre e Doutora em Educação pelo PPGE/UFSM. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia e Docente dos Cursos de Pedagogia e Mestrado em Humanidades e Linguagens - Universidade Franciscana.

Marcos Alexandre Alves, Universidade Franciscana - UFN

Doutor em Educação - UFPel. Mestre em Filosofia - UFSM. Licenciado em Filosofia - FAFIMC. Professor Adjunto do Curso de Filosofia, do Programa Pós-graduação em Ensino de Ciência e Matemática e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens -  Universidade Franciscana - UFN.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

da Silva Pessoa, T. de F., Galvão dos Santos, E. A., & Alves, M. A. (2020). Reflexões sobre as práticas pedagógicas no ensino superior em período de pandemia. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 119–132. https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3460