Ensino remoto: desafios a ultrapassar em tempos de pandemia

Fabiane Silva da Fonseca Bronzoni, Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Valeria Iensen Bortoluzzi, Taís Steffenello Ghisleni

Resumo


O presente artigo é fruto da proposta da disciplina de Linguagens e tecnologias aplicadas ao ensino, que integra o curso de Mestrado no Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN, localizada na cidade de Santa Maria, RS. O objetivo deste estudo se configurou em tentar identificar os principais desafios que a pandemia apresentou ao contexto educacional, ao demandar o ensino remoto e mediado pelas tecnologias. Para responder a este questionamento, realizou-se um estudo sobre as chamadas das principais matérias nos sites Por vir e Educação sobre o ensino remoto neste período de pandemia. Para a análise destes dados, buscou-se embasamento teórico a partir das teorias que fomentaram as discussões realizadas no decorrer da disciplina de Linguagens e tecnologias aplicadas ao ensino. Ao final da pesquisa foi possível perceber que os desafios do atual período percorrem em manusear/dominar as tecnologias, manter a saúde mental dos professores e o contato socioafetivo com as crianças/famílias, entre outros que são muito particulares de cada profissional.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3450

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.