Ensino remoto: desafios a ultrapassar em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3450

Resumo

O presente artigo é fruto da proposta da disciplina de Linguagens e tecnologias aplicadas ao ensino, que integra o curso de Mestrado no Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana - UFN, localizada na cidade de Santa Maria, RS. O objetivo deste estudo se configurou em tentar identificar os principais desafios que a pandemia apresentou ao contexto educacional, ao demandar o ensino remoto e mediado pelas tecnologias. Para responder a este questionamento, realizou-se um estudo sobre as chamadas das principais matérias nos sites Por vir e Educação sobre o ensino remoto neste período de pandemia. Para a análise destes dados, buscou-se embasamento teórico a partir das teorias que fomentaram as discussões realizadas no decorrer da disciplina de Linguagens e tecnologias aplicadas ao ensino. Ao final da pesquisa foi possível perceber que os desafios do atual período percorrem em manusear/dominar as tecnologias, manter a saúde mental dos professores e o contato socioafetivo com as crianças/famílias, entre outros que são muito particulares de cada profissional.

Biografia do Autor

Marcele Pereira da Rosa Zucolotto, Universidade Franciscana

Psicóloga. Doutora em Psicologia Social e Institucional. Professora do Curso de Psicologia e do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

Bronzoni, F. S. da F., Zucolotto, M. P. da R., Bortoluzzi, V. I., & Ghisleni, T. S. (2020). Ensino remoto: desafios a ultrapassar em tempos de pandemia. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(2), 95–105. https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3450