Os desafios da docência orientada em tempos de pandemia

Clarice Rosa Machado, Caroline Manucelo Colpo, Eliane Aparecida Galvão Santos

Resumo


Este trabalho é resultado dos estudos e da experiência vivenciada na disciplina de Docência Orientada do Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens (MEHL/UFN). A Docência Orientada visa a contribuir com a aprendizagem do futuro docente ou a complementar a formação daqueles que já atuam na profissão, possibilitando uma articulação entre a graduação e a pós-graduação, bem como entre a teoria e prática. A atividade de docência orientada ocorreu no primeiro semestre de 2020, foi desenvolvida na disciplina de História da Moda e do Vestuário I, do Curso de Design de Moda, e na disciplina de Lógica e Argumentação I, do Curso de Filosofia, na Universidade Franciscana. Tal escolha deu-se porque as docentes orientadas têm formação inicial nos referidos cursos. Diante deste novo contexto, tem-se como objetivo discutir os desafios da Docência Orientada relativa à prática docente no ensino superior em meio a pandemia, também, apresentar os relatos das experiências de docência de duas acadêmicas do referido mestrado. A metodologia adotada para a pesquisa é bibliográfica com relatos de experiência da atividade de docência. O estágio docência constitui-se como uma experiência enriquecedora e pertinente na formação profissional docente, viabilizando a construção e consolidação de conceitos e a superação de dificuldades da carreira da docência no ensino superior.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v21i2.3443

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.