Jornalismo imersivo ambiental: estudo de vídeos em 360° do National Geographic

João Pedro Ferreira Foletto, Maurício Dias Souza

Resumo


Este artigo traz os resultados de um Trabalho Final de Graduação (TFG), do Curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo na Universidade Franciscana, cujo objetivo é compreender a imersão nos vídeos em 360° do National Geographic. O problema que norteia esta pesquisa é: como o National Geographic utiliza a imersão para apresentar jornalismo ambiental nos vídeos em 360°? Para responder tal pergunta, foi realizada análise sobre as funções de jornalismo ambiental presentes nas narrativas em 360°; observação, feita a partir de categorias específicas, sobre a imersão proporcionada pelos vídeos; e levantamento sobre a participação dos vídeos na plataforma do YouTube. Metodologicamente, o procedimento utilizado foi o estudo de caso qualitativo, com a técnica de pesquisa exploratória-descritiva e a observação sistemática. A partir da análise dos dados, percebeu-se que há muito a ser pensado e explorado sobre a experiência de conteúdos imersivos em realidade virtual no jornalismo, em especial, o ambiental.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.