Jornalismo imersivo ambiental: estudo de vídeos em 360° do National Geographic

Autores

Resumo

Este artigo traz os resultados de um Trabalho Final de Graduação (TFG), do Curso de Comunicação com habilitação em Jornalismo na Universidade Franciscana, cujo objetivo é compreender a imersão nos vídeos em 360° do National Geographic. O problema que norteia esta pesquisa é: como o National Geographic utiliza a imersão para apresentar jornalismo ambiental nos vídeos em 360°? Para responder tal pergunta, foi realizada análise sobre as funções de jornalismo ambiental presentes nas narrativas em 360°; observação, feita a partir de categorias específicas, sobre a imersão proporcionada pelos vídeos; e levantamento sobre a participação dos vídeos na plataforma do YouTube. Metodologicamente, o procedimento utilizado foi o estudo de caso qualitativo, com a técnica de pesquisa exploratória-descritiva e a observação sistemática. A partir da análise dos dados, percebeu-se que há muito a ser pensado e explorado sobre a experiência de conteúdos imersivos em realidade virtual no jornalismo, em especial, o ambiental.

Biografia do Autor

João Pedro Ferreira Foletto, Universidade Franciscana

Ciências sociais - Jornalismo

Maurício Dias Souza, Universidade Franciscana

Ciências sociais - Jornalismo

Downloads

Publicado

2020-11-19

Como Citar

Foletto, J. P. F., & Souza, M. D. (2020). Jornalismo imersivo ambiental: estudo de vídeos em 360° do National Geographic. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(1), 233–246. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3336

Edição

Seção

Artigos