Breve abordagem reflexiva sobre o ensino no ambiente escolar e a importância das humanidades

Emerson Hartmann, Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre o ensino de humanidades em ambiente escolar no contexto atual. A metodologia é de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica. Dessa forma, procurou-se colocar em evidência a importância de aspectos inerentes ao ensino, tais quais seus principais objetivos, a influência dos professores, as mudanças e transformações permanentes no ambiente escolar, a necessidade de um ensino sob um novo paradigma educacional, bem como as possibilidades e desafios presentes no dia a dia dos envolvidos no ensino. Ainda se destaca a importância do fortalecimento do ensino de humanidades em oposição a um viés de ensino utilitarista, baseado em custos e resultados. Portanto, salienta-se a importância do ensino de humanidades e a ação dos professores a fim de permitir que o ambiente escolar seja um espaço de diálogo, liberdade e produção do conhecimento, com relações afetivas e mediadas pela tecnologia.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.