Uma análise dos recursos semióticos em vídeo-resenhas de booktubers: a dimensão contato

Janete Correia Vargas, Valeria Iensen Bortoluzzi, Elsbeth Leia Spode Becker

Resumo


Ensinar Literatura no Ensino Médio tem sido um desafio para muitos professores, especialmente quando o objetivo principal é formar leitores do texto literário. Sendo assim, neste artigo temos por objetivo analisar a dimensão contato do significado interativo como recurso semiótico utilizado pelos booktubers como estratégia de incentivo à leitura. Este trabalho apresenta como corpus duas vídeo-resenhas sobre o Realismo. Os resultados da pesquisa mostram o uso simultâneo de demanda e oferta nas vídeo-resenhas, implicando uma maior proximidade entre o Participante Interativo (as booktubers), o Participante Representado (as informações sobre) os livros) e o Observador (o internauta).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.