Uma análise dos recursos semióticos em vídeo-resenhas de booktubers: a dimensão contato

Autores

  • Janete Correia Vargas
  • Valeria Iensen Bortoluzzi Universidade Franciscana
  • Elsbeth Leia Spode Becker Universidade Franciscana

Resumo

Ensinar Literatura no Ensino Médio tem sido um desafio para muitos professores, especialmente quando o objetivo principal é formar leitores do texto literário. Sendo assim, neste artigo temos por objetivo analisar a dimensão contato do significado interativo como recurso semiótico utilizado pelos booktubers como estratégia de incentivo à leitura. Este trabalho apresenta como corpus duas vídeo-resenhas sobre o Realismo. Os resultados da pesquisa mostram o uso simultâneo de demanda e oferta nas vídeo-resenhas, implicando uma maior proximidade entre o Participante Interativo (as booktubers), o Participante Representado (as informações sobre) os livros) e o Observador (o internauta).

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Publicado

2020-11-19

Como Citar

Vargas, J. C., Bortoluzzi, V. I., & Becker, E. L. S. (2020). Uma análise dos recursos semióticos em vídeo-resenhas de booktubers: a dimensão contato. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 21(1), 153–168. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/3144

Edição

Seção

Artigos