De professor a gestor escolar: da necessidade da formação continuada

Autores

  • Anajara dos Santos Floriano
  • Luciana Dalla Nora dos Santos

Resumo

Este estudo tem como foco discutir a formação inicial e continuada do gestor escolar. Portanto, possui como objetivo geral, verificar como acontece a formação desse profissional no contexto das escolas municipais de um município do RS. Para a realização deste estudo, foram utilizados os trabalhos de Lück (2000, 2009), Freire (1996), Libâneo (2008), Paro (2015), entre outros. A pesquisa foi realizada na Rede Municipal de Educação de um município do RS. As participantes foram oito professoras que ocupavam cargos de gestão em escolas municipais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, com uma abordagem narrativa sociocultural, tendo por foco as narrativas destas professoras/gestoras. A busca dos dados foi realizada com a aplicação de um questionário e de entrevistas semiestruturadas individuais com as professoras/gestoras. A partir da análise das narrativas, foi possível fazer uma leitura das experiências e do modo como as professoras/gestoras têm construído seus processos de formação na área da gestão escolar. Esse processo desencadeou a construção de duas categorias de análise nas quais foi possível definir e caracterizar os elementos envolvidos no fazer diário das professoras/gestoras. As reflexões provocadas neste trabalho reafirmam a necessidade da criação de propostas de formação continuada para os professores que ocupam cargos de gestão, tendo em vista a importância dos espaços de formação para a qualificação de seu trabalho diário.

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Como Citar

Floriano, A. dos S., & Santos, L. D. N. dos. (2018). De professor a gestor escolar: da necessidade da formação continuada. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(2), 395–411. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2334

Edição

Seção

Artigos