Educador geográfico: o estágio curricular supervisionado sobre a dimensão do ensino, da pesquisa e da extensão

Bruno Mezzalira Valentim, Luciane Hauenstein Gehm, Ail Conceição Meireles Ortiz, Gislaine Mocelin Auzani

Resumo


O ensino, no espaço acadêmico, compreende o palco de processos formativos à docência, que se dão diante da articulação produtiva entre fundamentos epistemológicos e práticos, operacionalizados de forma a prover condições pedagógicas para a construção de conhecimentos e habilidades necessários à formação de competências técnicas e humanas, com vistas à composição da profissão docente. O presente estudo buscou analisar a estrutura e a dinâmica propostas pelo Projeto Pedagógico do Curso de Geografia do Centro Universitário Franciscano, para o componente curricular Estágio Supervisionado, sobre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. O percurso da investigação se deu sobre uma abordagem qualitativa, na qual o tipo de pesquisa se manifestou bibliográfica. Como resultado, buscou-se elencar as ações desenvolvidas nos componentes curriculares relacionados ao Estágio Supervisionado, o qual abrangeu atividades que, sobre uma análise direcionada pela articulação das três dimensões da educação superior - o ensino, a pesquisa e a extensão - poderão ser apresentadas de forma a evidenciar estas conexões. Portanto, as ações formativas, em ambiência acadêmica, avançam para a qualificação de futuros profissionais na área da educação geográfica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.