Indução para a reflexão sobre a complexidade, a condição humana e o compromisso do professor

Augusto Russini, Emerson Hartmann, Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo


Este texto tem o objetivo de fazer uma pequena descrição, reflexiva, sobre o compromisso do professor no atual contexto, do mundo contemporâneo, e trazer à evidência a importância da complexidade no pensamento humano. A metodologia está embasada na reflexão e na análise descritiva. Para tanto, iniciou-se com as evidências presentes na formação da Terra, da existência da complexidade na natureza e no surgimento da vida no planeta. E, a partir disso, pesquisou-se e evidenciou-se alguns personagens que auxiliam para pensar na incumbência humana para com os elementos da criação e reforçar o compromisso emergente com a biodiversidade, o respeito com as alteridades e com a vida em comum. E, por fim, buscou-se fazer uma analogia que permitiu a reflexão e induziu pensar a complexidade e, também, o compromisso do professor e a arte de ensinar para projetar não apenas um outro mundo possível, mas um outro mundo necessário, movidos pelo ato de criar, seja na ciência, na arte ou na sua existência.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.