O espaço-tempo como indicador de qualidade do planejamento pedagógico na educação infantil

Autores

  • Máira Nivia Ferreira Niekelle Garcia
  • Fernanda Figueira Marquezan

Resumo

Neste artigo é apresentada a relevância do espaço-tempo para qualificar o planejamento pedagógico na educação infantil. Desse modo, definiu-se como objetivo geral investigar as possibilidades do espaço-tempo como indicador de qualidade do planejamento pedagógico, na educação infantil. Nesse sentido, a problemática foi a seguinte questão: Quais as possibilidades de um espaço-tempo como elemento qualificador do planejamento pedagógico na educação infantil? A fim de responder esse questionamento, o tipo de estudo selecionado foi o de caso, aliado à análise de documentos, e apoiou-se na abordagem qualitativa. A Análise Textual Discursiva (ATD) fundamentou a interpretação dos dados. Foram verificados planos de aula de 03 (três) professoras de uma escola de educação infantil, do município de Santa Maria/RS. Assim, concluiu-se que o espaço-tempo é um elemento qualificador do planejamento pedagógico, tendo em vista que envolveu as professoras em uma reflexão sobre o trabalho pedagógico, por meio do compartilhamento de saberes e fazeres, tornando cada vez mais significante o ato de planejar.

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Como Citar

Garcia, M. N. F. N., & Marquezan, F. F. (2018). O espaço-tempo como indicador de qualidade do planejamento pedagógico na educação infantil. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, 18(2), 311–325. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/disciplinarumCH/article/view/2325

Edição

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Artigos