Desenvolver conteúdos e explorar Inteligências Múltiplas na formação de professores de Geografia

Sandra Beatriz de Andrade Cardozo, Thiéli Paines Descovi, Letícia Medianeira Guimarães, Elidiane Mayer, Elsbeth Léia Spode Becker

Resumo


O artigo descreve uma proposta pedagógica mostrando ao professor em formação diferentes ideias e sugestões para desenvolver conteúdos curriculares habituais, empregando estratégias criativas e estimulando Inteligências Múltiplas, especialmente, escrita, verbal e cinestésico-corporal. A proposta pedagógica tem o objetivo de contextualizar a vida e a obra de Humboldt, La Blache e Milton Santos e contribuir para a renovação do ensino da Geografia. Para encaminhá-la, foi necessário buscar alternativas didáticas por meio dos objetivos específicos: elaborar o roteiro e gravar um vídeo com uma abordagem facilitadora e usá-lo como instrumento instigador na discussão do conteúdo inerente à epistemologia da Geografia. A metodologia partiu da revisão bibliográfica e da recriação do conhecimento científico já construído e consolidado por geógrafos de diferentes épocas, Humboldt, La Blache e Milton Santos, permitindo uma releitura facilitadora e de comunicação. A fundamentação teórica foi utilizada para construir os diálogos entre os três grandes pensadores, tornando-os contemporâneos, mas não deixando de abordar suas formas peculiares de fazer Geografia, por meio de suas pesquisas e, também, contextualizando suas vivências e biografias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.