Ensino e formação docente: caminhos percorridos até chegar à docência

Joseane da Silva Miller Rodrigues, Noemi Boer

Resumo


Neste artigo, objetiva-se analisar o processo formativo docente e as suas contribuições para o ensino em sala de aula. A pesquisa é qualitativa e de natureza autobiográfica, fundamentada em referências de Clandinin e Connelly (2011), Josso (2004), Fernandez (2006) e Nóvoa (1995; 2009), entre outros autores, que escrevem na temática ensino e formação docente. Como dados de pesquisa, são analisadas onze narrativas da autora-pesquisadora, referentes à trajetória formativa docente. Considera-se que o trabalho docente está impregnado de intencionalidades manifestas nos conteúdos selecionados e nas habilidades desenvolvidas com os alunos. Isso implica escolhas, determinação de valores e compromissos éticos inerentes à formação humana. Portanto, o ensino, em diferentes níveis e instituições, gera aprendizagens diversificadas, de modo que o processo formativo depende de como cada pessoa se relaciona com o conhecimento adquirido, ressignificando sua formação ao longo da vida.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.