Relação entre a correção do "erro" e a construção do autoconceito da criança

Fernanda Figueira Marquezan, Margarete Sirena

Resumo


Para reflexões sobre a compreensão do erro partiu-se de duas abordagens de ensino: tradicional e construtivista. A maneira como se encaminhao erro das crianças, na escola. decorrente dessas abordagens revela uma concepção. uma vez que a prática pedagógica não é neutra. O intuito de refletir sobre a importância de se ter claro de que a maneira com que se encaminha o erro das crianças na escola. influencia na construção da autonomia e no autoconceito. sentimentos esses que perpassam o processo de aprender. Verificou-se que o momento de correção é de reflexão sobre as hipóteses que são construídas pelo aluno e não para considerá-las como definitivamente certas ou erradas. Dessa forma. a escola contribui positiva ou negativamente na formação do autoconceito. dependendo do encaminhamento que o professor tiver com relação ao erro das crianças. Com isso cabe ao professor criar situações para que esse aluno vivencie momentos de sucesso para sentir-se uma pessoa capaz e autovalorizar-se.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM


 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.

Todos os custos são cobertos pela Universidade Franciscana.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.