POSSIBILIDADES DO ENSINO DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Este texto tem como objetivo abordar questões concernentes ao ensino da Filosofia no ensino médio brasileiro. É suficiente pensarmos o ensino da Filosofia apenas no âmbito da pedagogia? No processo de formação do professor de Filosofia implicam questões de ordem filosófica ou didáticas, ou ambas? Quanto à metodologia: quais são os possíveis caminhos a serem trilhados e quais seus riscos? A partir, de tais problemas é que descrevo uma experiência de ensino e aprendizagem da Filosofia na Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi, localizada em Santa Maria (RS). Essa experiência faz parte de atividades desenvolvidas com o Grupo de Trabalho Ensino de Filosofia e Teatro do Subprojeto de Filosofia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria. Objetivo: buscar na linguagem cênica uma possibilidade de implementar diferentes formas de relação entre os saberes filosóficos e os processos de ensino e aprendizagem da filosofia.
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