O CARÁTER CIENTÍFICO DA TEOLOGIA: UMA HERMENÊUTICA CONTEMPLATIVA E APOLOGÉTICA EM VISTA DO BEM COMUM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v18i36.5588

Palavras-chave:

Apologética; Ciência; Hermenêutica; Pastoral; Teologia

Resumo

O status de ciência da teologia ainda é pouco conhecido. No Brasil, seu reconhecimento pela Lei de Diretrizes e Base da Educação se deu em dois momentos, respectivamente em 1980 e 1996. Dentro da pluralidade do conhecimento científico a teologia está no elenco das ciências hermenêuticas. A cientificidade da teologia oferece para a vivência cristã e a práxis pastoral critérios de discernimento e sistematização para uma adequada leitura da realidade. A teologia enquanto ciência tem como diferencial o ato de fé de quem a ela se dedica. A validade de seu caráter apologético aponta à necessidade uma fundamentação cada vez mais amadurecida e apta ao diálogo em um cenário cada vez mais plural. A vida cristã quando acompanhada do conhecimento teológico torna-se ainda mais comprometedora, dada a consciência crítica que emerge do Evangelho.

Biografia do Autor

Thiago De Moliner Eufrásio, Universidade Franciscana - UFN

 Doutor em Teologia Sistemática. Assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé na CNBB. Coordenador e professor no curso de Graduação em Teologia na Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS. Membro do corpo editorial da Memorare Comunicação. 

Downloads

Publicado

2025-12-04

Como Citar

Eufrásio, T. D. M. (2025). O CARÁTER CIENTÍFICO DA TEOLOGIA: UMA HERMENÊUTICA CONTEMPLATIVA E APOLOGÉTICA EM VISTA DO BEM COMUM. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 18(36), 67–79. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v18i36.5588

Edição

Seção

Artigos