PRINCÍPIOS, VALORES E ATITUDES EM TEMPOS DE “MODERNIDADE LÍQUIDA”: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA FRANCISCANA NA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO - DOURADOS-MS
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4958Palavras-chave:
Filosofia franciscana, Pedagogia humanista, Itinerário FranciscanoResumo
O presente artigo, intitulado “Princípios, valores e atitudes em tempos de “modernidade líquida”: reflexões sobre pedagogia franciscana na Escola Franciscana Imaculada Conceição - Dourados-MS”, surgiu a partir dos estudos realizados por meio da Rede SCALIFRA-ZN, no ano de 2023, intitulados “Itinerários Franciscanos”, cuja dinâmica se delineou por meio de seminários regionais, envolvendo as oito escolas de educação básica, pertencentes à rede. Nesse percurso, o foco das reflexões abarcou a Pedagogia Franciscana, o papel do professor e a qualidade do ensino, em vias de avivar e garantir os princípios, valores e atitudes franciscanas no cotidiano das escolas. Desta forma, este artigo trata da reflexão, específica, feita na Escola Franciscana Imaculada Conceição, a partir dos estudos dos “Itinerários Franciscanos” em contraponto com a ideia de “Modernidade líquida” (Bauman, 2005), conceito que trata do diagnóstico da contemporaneidade, que é impactada pela liquidez das relações sociais do mundo globalizado e individualizado.