PRINCÍPIOS, VALORES E ATITUDES EM TEMPOS DE “MODERNIDADE LÍQUIDA”: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA FRANCISCANA NA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO - DOURADOS-MS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4958

Palabras clave:

Filosofia franciscana, Pedagogia humanista, Itinerário Franciscano

Resumen

O presente artigo, intitulado “Princípios, valores e atitudes em tempos de “modernidade líquida”: reflexões sobre pedagogia franciscana na Escola Franciscana Imaculada Conceição - Dourados-MS”, surgiu a partir dos estudos realizados por meio da Rede SCALIFRA-ZN, no ano de 2023, intitulados “Itinerários Franciscanos”, cuja dinâmica se delineou por meio de seminários regionais, envolvendo as oito escolas de educação básica, pertencentes à rede. Nesse percurso, o foco das reflexões abarcou a Pedagogia Franciscana, o papel do professor e a qualidade do ensino, em vias de avivar e garantir os princípios, valores e atitudes franciscanas no cotidiano das escolas. Desta forma, este artigo trata da reflexão, específica, feita na Escola Franciscana Imaculada Conceição, a partir dos estudos dos “Itinerários Franciscanos” em contraponto com a ideia de “Modernidade líquida” (Bauman, 2005), conceito que trata do diagnóstico da contemporaneidade, que é impactada pela liquidez das relações sociais do mundo globalizado e individualizado.

Biografía del autor/a

Eliane Maria Amaro, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Mestre em educação pela UFGD. PPGEdu/ GEPHEMES/UFGD. Supervisora Educacional.

Adriana Renata Santos, Escola Franciscana Imaculada Conceição

Mestre em educação pela UCDB. PPGE/UCDB. Diretora da Escola Franciscana Imaculada Conceição.

Celina Pereira Oliveira

Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pelo ITEPA, Graduada em Pedagogia pela UFMS. Coordenadora do Ensino Religioso Escola Franciscana Imaculada Conceição.

Publicado

2024-07-15

Cómo citar

Amaro, E. M., Santos, A. R., & Oliveira, C. P. (2024). PRINCÍPIOS, VALORES E ATITUDES EM TEMPOS DE “MODERNIDADE LÍQUIDA”: REFLEXÕES SOBRE PEDAGOGIA FRANCISCANA NA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO - DOURADOS-MS. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(33), 93–98. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4958