FRANCISCO DE ASSIS E O SONHO DA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4950

Palavras-chave:

princípios, valores, atitudes franciscanas, educação integral, franciscanismo

Resumo

A educação franciscana se faz com a compreensão de que o conhecimento formal deve servir à vida real. Não basta os conceitos, fórmulas e reflexões teóricas sem a compreensão de que a vida é experiência, é relação, é dom e graça derramada pelo Criador. Francisco de Assis, não deixou nenhuma teoria sobre a educação, visto que não versou sobre temas associados à pedagogia ou às demais ciências. O santo de Assis, deixou um testemunho de vida, o qual serve de base e modelo para todos que querem viver a máxima do Evangelho. Suas palavras eram testemunhadas em suas atitudes e isso serve de referência para tantos que se dedicam a ensinar crianças, adolescentes e jovens. Este simples fato deixa uma pista a todos que assumem a tarefa de educar e não podemos esquecer que de certa forma todos somos educadores e, portanto, responsáveis em deixar marcas para o “ser” e o “viver”. Este é o sentido e a missão assumida nas escolas franciscanas pertencentes à Rede SCALIFRA-ZN. Desenvolver uma vida pautada em Princípios, Valores e Atitudes Franciscanas são uma base para humanizar a educação.

Biografia do Autor

Claudete R. Cacilho Zilio, Universidade Franciscana - UFN

Mestranda em Humanidades e Linguagens (UFN). Docente do Colégio Franciscano Nossa Senhora do Carmo, Guaíra, PR. Psicopedagoga Clínica.

Downloads

Publicado

2024-07-15

Como Citar

Zilio, C. R. C. (2024). FRANCISCO DE ASSIS E O SONHO DA EDUCAÇÃO HUMANIZADORA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(33), 99–104. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4950