O CAMPO DA PSICOPEDAGOGIA E AS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A REDUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4868Palavras-chave:
intervenção psicopedagógica, transtornos de aprendizagem, educação básicaResumo
Neste artigo, abordam-se questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem a partir do questionamento: como o campo da psicopedagogia concebe as dificuldades de aprendizagem e quais estratégias propõe para a sua redução? Com o estudo, buscou-se compreender como o campo da psicopedagogia pode contribuir para a redução das dificuldades de aprendizagem de crianças que frequentam os anos iniciais da educação básica. Para tanto, realizou-se um estudo de abordagem qualitativa e de enfoque descritivo, com revisão bibliográfica. A revisão bibliográfica iniciou com a realização do estado do conhecimento em diversas plataformas, centrando-se nas produções encontradas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e na Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Apesar de apresentarem produções relevantes, não foram identificados textos que respondessem ao questionamento levantado, sendo necessário ampliar a busca por livros da área. Foram então selecionadas duas obras, as quais compuseram a materialidade da pesquisa. A partir de excertos selecionados, foi possível compreender e conceituar a aprendizagem e identificar as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças dos anos iniciais, entendendo que as mais incidentes são as relacionadas à leitura e escrita. Por fim, refletiu-se sobre a viabilidade de auxiliar crianças no processo de aprendizagem, por meio de intervenções direcionadas às dificuldades de aprendizagem específicas das crianças, proporcionando-lhes um melhor desenvolvimento tanto nas atividades escolares como para além delas.