ARTESANIAS DOCENTES PARA A INCLUSÃO: PROJETOS ENTRE UNIVERSIDADE E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4858Palavras-chave:
inclusão e acessibilidade, curricularização da extensão, ACERGS, educação superiorResumo
O artigo discute a potencialidade de projetos que articulam universidade e organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de uma atitude inclusiva. Para tanto, parte de uma experiência docente de caráter extensionista, desenvolvida por três anos em uma atividade acadêmica sobre inclusão e acessibilidade de uma universidade comunitária do Sul do Brasil. Estudantes de diferentes cursos de graduação trabalharam com projetos visando contribuir com a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), entidade voltada ao atendimento de pessoas com deficiência visual. A metodologia utilizada é a de relato de experiência. Uma vez sistematizados, a análise dos dados tem como base referenciais sobre inclusão e docência contemporânea. A experiência desta universidade com a ACERGS evidencia a capacidade de (trans)formação dos sujeitos envolvidos, que passam a ressignificar os processos de in/exclusão e a ver a si mesmos como protagonistas na construção de uma sociedade inclusiva, oportunizando outros modos de habitar a cidade. Da mesma forma, evidencia a importância do ensino de Humanidades para os diferentes bacharelados, proporcionando aos estudantes uma formação integral comprometida com as diferenças.
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