ARTESANIAS DOCENTES PARA A INCLUSÃO: PROJETOS ENTRE UNIVERSIDADE E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4858

Palabras clave:

inclusão e acessibilidade, curricularização da extensão, ACERGS, educação superior

Resumen

O artigo discute a potencialidade de projetos que articulam universidade e organizações da sociedade civil para o desenvolvimento de uma atitude inclusiva. Para tanto, parte de uma experiência docente de caráter extensionista, desenvolvida por três anos em uma atividade acadêmica sobre inclusão e acessibilidade de uma universidade comunitária do Sul do Brasil. Estudantes de diferentes cursos de graduação trabalharam com projetos visando contribuir com a Associação de Cegos do Rio Grande do Sul (ACERGS), entidade voltada ao atendimento de pessoas com deficiência visual. A metodologia utilizada é a de relato de experiência. Uma vez sistematizados, a análise dos dados tem como base referenciais sobre inclusão e docência contemporânea. A experiência desta universidade com a ACERGS evidencia a capacidade de (trans)formação dos sujeitos envolvidos, que passam a ressignificar os processos de in/exclusão e a ver a si mesmos como protagonistas na construção de uma sociedade inclusiva, oportunizando outros modos de habitar a cidade. Da mesma forma, evidencia a importância do ensino de Humanidades para os diferentes bacharelados, proporcionando aos estudantes uma formação integral comprometida com as diferenças.

Biografía del autor/a

Viviane Weschenfelder, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos

Mestra e Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Licenciada em História e Pedagogia. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade e Cidadania (GPEDiC/Unisinos/CNPq). Professora da Escola de Humanidades da Unisinos, onde coordena a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM/ACNUR). Ativista da ONG Alphorria. Pesquisadora das temáticas: docência, relações étnico-raciais, interculturalidade e equidade racial. E-mail: vivianeweschenfelder@gmail.com.

Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Weschenfelder, V., & de Oliveira, S. (2024). ARTESANIAS DOCENTES PARA A INCLUSÃO: PROJETOS ENTRE UNIVERSIDADE E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 16(32), 1–15. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4858

Número

Sección

Dossiê: Ensino de Humanidades