O DESENVOLVIMENTO DO POTENCIAL HUMANO DA CRIANÇA, SEGUNDO MARIA MONTESSORI
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4855Palavras-chave:
pensamento montessoriano, ensino, autonomia, autodisciplinaResumo
Neste estudo, de abordagem qualitativa e de enfoque descritivo, tem-se por objetivo compreender o método e o pensamento de Montessori, relativos ao desenvolvimento do potencial humano. Na primeira fase da pesquisa bibliográfica, foram examinadas diversas obras de Maria Montessori, traduzidas para o português e publicadas no país. Entre essas obras, selecionaram-se três: Para educar o potencial humano (2014); A descoberta da criança: pedagogia científica (2017); A mente da criança: mente absorvente (2021). O corpus de análise, composto por doze excertos, retirados dessas três obras, foi analisado à luz do pensamento motessoriano, na interlocução com autores contemporâneos da área educacional. Com base na técnica de Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2015), para cada excerto são destacadas palavras-chave que atribuem unidade de sentido ao texto. Por ora, entende-se que o pedagogo adepto ao método Montessori pode se beneficiar com técnicas e práticas que promovem o desenvolvimento integral da criança, auxiliando na promoção da autodisciplina e na independência dos alunos em sala de aula.
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