TECNOLOGIA SOCIAL: RECURSO INDUTOR DE EDUCAÇÃO E BEM-ESTAR EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4847Resumo
O presente artigo tem por objetivo potencializar a tecnologia social como recurso indutor de educação e bem-estar em saúde materno-infantil, mais especificamente em contextos de vulnerabilidade social. Trata-se de uma pesquisa-ação, com características de tecnologia social, desenvolvida entre julho/2022 e dezembro/2023, com 17 mulheres (gestantes e puérperas) de uma comunidade vulnerável da região central do Rio Grande do Sul. Embasada na educação em saúde e em abordagem interprofissional, a tecnologia social desenvolvida e denominada “Dotando vidas” é fruto de demandas previamente identificadas, discutidas e implementadas com as participantes da pesquisa e os profissionais de saúde local. A tecnologia social desenvolvida ampliou possibilidades interprofissionais, promoveu medidas preventivas de saúde e contribuiu para o empoderamento das gestantes e puérperas no que se refere à tomada de decisões.