FILOSOFIA E ENSINO: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA NA FORMAÇÃO DO ESTADO SOCIAL EM PLATÃO

Autores/as

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano
  • Leandro da Silva Roubuste Centro Universitário Franciscano

Resumen

O texto examina, em âmbito filosófico, os motivos que levaram Platão a fundar a Academia e investir no ensino de filosofia. Explicita que o objetivo de Platão foi desenvolver uma educação voltada para o desenvolvimento de um indivíduo ético e em condições de solucionar a desordem política da sociedade ateniense. A sua proposta pedagógica consiste na constituição de uma sociedade ideal, cujo alicerce reside nas categorias de educação e de justiça. Portanto, o presente artigo apresenta a importância do ensino de filosofia (educação) para o desenvolvimento da responsabilidade do filósofo (indivíduo ético-político), no estabelecimento de uma sociedade justa e harmônica, fundada no princípio do bem comum.

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Publicado

2014-09-19

Cómo citar

Alves, M. A., & da Silva Roubuste, L. (2014). FILOSOFIA E ENSINO: A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E JUSTIÇA NA FORMAÇÃO DO ESTADO SOCIAL EM PLATÃO. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 5(9), 18–27. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/83