FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, PROFESSORES (AS) DE FILOSOFIA E SUA FORMAÇÃO
Resumen
No presente texto apresento percepções e reflexões sobre atividade de professor de filosofia e a formação de educadores em Filosofia. Conto com a base empírica da experiência de Professor de Estágio durante quase duas décadas. Oriento minhas reflexões sobre essa experiência de ensino de filosofia em autores como Hans-Georg-Gadamer, Maurice-Merleau-Ponty, Ernani M. Fiori, Paulo Freire, além da base fenomenológica e da presença da Teoria Crítica, principalmente no que se refere à função social da filosofia. Com base no conceito de experiência hermenêutica sugiro o procedimento radicalmente dialógico como método em filosofia e seu ensino, incluindo avaliação, para que todas as atividades implicadas se caracterizem pelo filosofar.
Citas
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
ARANTES, P. e outros. A filosofia e o seu ensino. Petrópolis: Vozes, 1996.
CÂNDIDO, Celso; CARBONARA, Vanderlei. (org) Filosofia e Ensino – um diálogo interdisciplinar. Ijuí/RS: Unijuí, 2004.
DESCARTES. René. Discurso do Método. Brasília: UNB, 1992.
FIORI. Ernani M. Aprender a Dizer a sua Palavra. In: Textos Escolhidos II. Porto Alegre: L&PM Editores, 1992.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
GADAMER, Hans-Georg.Verdade e Método – Traços Fundamentais de uma Hermenêutica Filosófica. Petrópolis: Vozes, 1998.
FAVARETTO, Celso F. Notas sobre o ensino de filosofia. In: Arantes, Paulo Eduardo et al. A Filosofia e seu ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 1995 , p. 77-85.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
SILVA, Fraklin Leopoldo e. A função social do filósofo. In: ARANTES, Paulo Eduardo et al. A Filosofia e seu ensino. Rio de Janeiro: Vozes/EDUC, 1995.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Sobre o fenômeno da linguagem. In: Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
MUCHAIL, Salma Tannus, Ler, Escrever, Pensar. In: Arantes, Paulo Eduardo et al. A Filosofia e seu ensino. Rio de Janeiro: Vozes, 1995, p. 66-75.
POPPER, Karl. Conhecimento Objetivo. Belo Horizonte: Itatiaia/USP, 1975, p. 108.