ACELERAÇÃO, INFORMAÇÃO E SUBJETIVIDADE: A DIMENSÃO PRODUTIVA DAS FAKE NEWS NA CONTEMPORANEIDADE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v18i36.5443

Palabras clave:

Fake News; Aceleração; Informação; Subjetividade; Contemporaneidade

Resumen

O presente artigo pretende compreender o fenômeno contemporâneo da proliferação de fake news não apenas como uma deturpação da verdade ou uma vontade de enganar. Ao invés disso, pretende situar o fenômeno como parte de uma dinâmica social onde assume uma determinada função produtiva. Isto é, em um contexto de aceleração social acompanhado de um conjunto de novos processos de subjetivação, a desinformação cumpre determinada função, tanto para a manutenção de uma estrutura psíquica fragilizada, bem como na ocultação de qualquer realidade enquanto alteridade, isto é, resistente aos construtos mentais narcísicos dos sujeitos.

Biografía del autor/a

Oneide Perius, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Filosofia. Professor de Filosofia Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins, Brasil. 

Carlos Mendes Rosa, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Psicanalista. Doutor em Psicologia. Professor Adjunto do curso de Psicologia da UFT. Professor do Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos da UFT/ESMAT. 

Publicado

2025-09-23

Cómo citar

Perius, O., & Rosa, C. M. (2025). ACELERAÇÃO, INFORMAÇÃO E SUBJETIVIDADE: A DIMENSÃO PRODUTIVA DAS FAKE NEWS NA CONTEMPORANEIDADE. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 18(36), 1–15. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v18i36.5443

Número

Sección

Artigos