ITINERÁRIO FRANCISCANO: ESCOLA DE FORMADORES E REFERENCIAIS DE VIDA

Autores/as

  • Marco Aurélio Cardoso Feliciano Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4966

Palabras clave:

Formação continuada, Franciscanismo, Princípios, Valores, Atitudes, Testemunho e Pedagogia

Resumen

Partindo da reflexão que o humano se constitui como tal ao longo da história, é preciso destacar, que tudo é processo, é superação, é transformação e enfim, está em um movimento continuum de reelaboração. Tudo na vida muda, se transforma e se refaz. É certo então dizer que, o ser humano encontrou novas formas de se comunicar, criou outras formas de locomover, descobriu outras formas de curar doenças e resolver problemas, conquistou novos lugares alcançando novos patamares de vida, bem como, idealizou novos métodos para o movimento de aprender e ensinar. Nesta linha, cabe dizer, que o docente não está pronto, visto que, mesmo o formador de muitos, não deixou de se formar e se atualizar. Nesse sentido, torna-se justificável uma formação continuada que deve ser oferecida e assumida por indivíduos e coletividades. É nesse horizonte, que se situa a formação oferecida no Itinerário Franciscano, que nada mais é que, um processo de resgate de propósitos, ampliação de conhecimentos, oferta de pistas para a missão de ensinar, e enfim, embasar a constituição de uma identidade franciscana, indispensável para ação educacional nas Escolas Franciscanas da rede SCALIFRA-ZN.

Biografía del autor/a

Marco Aurélio Cardoso Feliciano, Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima

Possui graduação em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás – IFITEG (2001) e Licenciado em História pelo Centro Universitário de Brasília – CEUB (2009). Atualmente coordena o Ensino Religioso e Ensino Médio da Escola Franciscana Nossa Senhora de Fátima – Brasília/DF.

Publicado

2024-07-15

Cómo citar

Feliciano, M. A. C. (2024). ITINERÁRIO FRANCISCANO: ESCOLA DE FORMADORES E REFERENCIAIS DE VIDA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 17(33), 115–119. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4966