O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DAS ESCOLAS FRANCISCANAS
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v17i33.4956Palavras-chave:
Itinerário Franciscano, Formação Continuada, Self pessoal, Identidade Organizacional, Princípios e Valores Franciscanos, Escola CatólicaResumo
Este artigo faz a análise teórica da proposta de ressignificação da formação continuada de professores, colaboradores e funcionários das Escolas Franciscanas, na perspectiva do Itinerário Franciscano, para reforçar o objetivo estratégico de estudo e reflexão das Fontes Franciscanas e revigoramento do carisma nas instituições da rede. Para tanto, faz-se necessário desenvolver ações formativas que possibilitem o aprofundamento dos princípios, valores e atitudes franciscanas nas comunidades escolares, tendo em vista a educação para a humanização. Apresenta as ações formativas do Itinerário Franciscano entre os anos de 2021 a 2023 propostas para as escolas, na perspectiva de revigoramento da identidade institucional, a partir dos fundamentos filosóficos e espirituais franciscanos, como um ativo intangível de valor incalculável. Reflete que tais fundamentos precisam ser reforçados na ação educacional, bem como cultivados na vida e atuação pedagógica de seus profissionais, desde os gestores, coordenadores e professores, de modo a favorecer o surgimento de referenciais de vida para seus estudantes, a partir da sala de aula, assim como, impactar positivamente a marca da instituição na comunidade na qual está inserida.
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