PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO SISTEMA COLÉGIO MILITAR DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i32.4865Palabras clave:
implementação, política educacional, inclusão, Exército BrasileiroResumen
Nos últimos anos, a política educacional brasileira tem enfatizado cada vez mais o aspecto da inclusão. O movimento segue as tendências internacionais e está de acordo com os regulamentos nacionais de educação. O Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) vem realizando adequações para a implementação de ações inclusivas. Nesse contexto, desenvolvemos um estudo com o objetivo de compreender o processo de implantação e ampliação sistemática da educação inclusiva nessa rede educacional. Inicialmente foi realizada uma leitura constitucional e legal dos dispositivos previstos nos Regulamentos Militares direcionados a esta temática. Em um segundo momento, apresentamos o processo de implantação da educação inclusiva no Sistema Colégio Militar do Brasil, no âmbito educacional do Exército Brasileiro, bem como discutimos alguns efeitos possíveis de sua implementação, bem como as dificuldades e os desafios encontrados. A análise conclui que aspectos da cultura militar influenciam, mas não impedem, a implantação e o fortalecimento da educação inclusiva no sistema.
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