FRATERNIDADE, DIÁLOGO E MISSÃO COMO BASE PARA UMA EDUCAÇÃO FRANCISCANA
DOI:
https://doi.org/10.37782/thaumazein.v16i31.4470Resumen
Este artigo visa contribuir com o entendimento da formação humana ocidental e de seus desafios contemporâneos, em meio ao crescente desenvolvimento da natureza humana e de suas reflexões. Visando fazer frente a essas perspectivas, profundamente marcadas pela fraternidade, diálogo e compromisso, cujo pano de fundo é São Francisco de Assis, considerando que suas vivências contribuírem para a formação humana e educativa da humanidade. Nesta dimensão, o artigo pretende realizar um resgate de cunho teórico/filosófico, que possibilite a construção de uma abertura dialógica capaz de evidenciar outras possibilidades de educar, nas quais se possa vislumbrar o emergir de outras experiências no campo educacional e pedagógico. Assim posto, o trabalho se concentrará em dois princípios básicos de atuação e entendimento teórico prático. Em primeiro lugar será efetuada uma discussão teórica sobre a temática, fraternidade como elemento motor da formação humana ocidental. Em seguida, será abordado o diálogo como caminho, elemento fundamental das relações no processo educacional. Com isso, se perceberá que o processo educativo é lugar de diálogo fraterno, no qual novos debates e saberes emergem, possibilitando, assim, novas possibilidades para a formação humana e integral.