COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE MARTHA NUSSBAUM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i26.3478

Resumen

Historicamente, as humanidades têm sido essenciais para a educação, uma vez que são consideradas como disciplinas fundamentais para a formação de cidadãos democráticos. A partir dessa conjectura, esse artigo visa refletir sobre a importância das competências no ensino de humanidades para a formação de cidadãos democráticos. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, baseada no pensamento de Martha Nussbaum sobre as competências necessárias para o desenvolvimento de uma cidadania democrática (2015). O desenvolvimento de competências no ensino de humanidades promove a autonomia do estudante no âmbito pessoal, profissional, intelectual e político para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Essas competências permitem aos estudantes enfrentar a realidade e as necessidades humanas com senso crítico e consciência de sua responsabilidade como pessoa em um meio social, político e cultural.

Publicado

2021-03-17

Cómo citar

Machado, C. R., & Zanella, D. C. (2021). COMPETÊNCIAS DO ENSINO DE HUMANIDADES: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE MARTHA NUSSBAUM. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 13(26), 1–13. https://doi.org/10.37782/thaumazein.v13i26.3478

Número

Sección

Artigos