ACOLHIMENTO ÉTICO E RESISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES HUMANAS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumen
O artigo evidencia a importância do acolhimento ético e a necessidade de uma reflexão acerca das relações de poder na formação docente. Trata-se de uma revisão bibliográfica que busca estabelecer uma aproximação analítico-reflexiva entre filosofia e educação. O texto apresenta, tomando como referência as ações desenvolvidas no PIBID/UNIFRA, uma reflexão acerca da postura ética dos bolsistas e uma analise sobre as relações de poder, como estratégia pedagógica, no processo de formação inicial e continuada. Percebe-se que o Programa é um estímulo à formação docente, à inclusão social, à construção e ao aprimoramento de saberes e fazeres. Enfim, defende-se que na formação inicial e continuada de professores faz-se necessário um conjunto de ações pacíficas e acolhedoras, que impliquem no reconhecimento e valorização da ética.Citas
ALVES, M. A. Educação e alteridade: o ensino como acolhimento e responsabilidade ética em Levinas. Imagens da Educação, v. 3, n. 2, p. 27-36, 2013. Acesso em julho, 2014. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/20127/pdf
ALVES, M. A.; GHIGGI, G. Ética e cultura dialogal: transitividade crítico-reflexiva em educação. Educação (Santa Maria), v. 39, p. 277-288, 2014. Acesso em julho, 2014. Disponível em:
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reveducacao/article/view/6706/pdf
ALVES, M. A.; BORTOLUZZI, V. I. (Org.). A Relação Entre Ensinar e Aprender a Profissão Docente: reflexões e ações do PIBID do Centro Universitário Franciscano. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013.
FOUCAULT, M. Estratégias, poder-saber/ Michael Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 45 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FREIRE, P. Política e educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1997.
LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
LEVINAS, E. Totalidade e Infinito. Lisboa: Ed. 70, 2000.
MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
NÓVOA, A. Professores imagens do futuro presente. EDUCA: Lisboa, 2009.
OLIVEIRA, A. R; VALEIRÃO, K. Governamentalidade e práxis educacional na contemporaneidade. Educação e Filosofia (UFU. Impresso), v. 27, p. 559-578, 2013. Acesso em julho, 2014. Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/13801/12701
RIBEIRO, M. L. S. Educação escolar: que prática é essa? Campinas: Autores Associados, 2001.