ACOLHIMENTO ÉTICO E RESISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES HUMANAS NA FORMAÇÃO DOCENTE

Authors

  • Marcos Alexandre Alves Centro Universitário Franciscano
  • Ingrid Amaral Corrêa Centro Universitário Franciscano

Abstract

O artigo evidencia a importância do acolhimento ético e a necessidade de uma reflexão acerca das relações de poder na formação docente. Trata-se de uma revisão bibliográfica que busca estabelecer uma aproximação analítico-reflexiva entre filosofia e educação. O texto apresenta, tomando como referência as ações desenvolvidas no PIBID/UNIFRA, uma reflexão acerca da postura ética dos bolsistas e uma analise sobre as relações de poder, como estratégia pedagógica, no processo de formação inicial e continuada. Percebe-se que o Programa é um estímulo à formação docente, à inclusão social, à construção e ao aprimoramento de saberes e fazeres. Enfim, defende-se que na formação inicial e continuada de professores faz-se necessário um conjunto de ações pacíficas e acolhedoras, que impliquem no reconhecimento e valorização da ética.

Author Biographies

Marcos Alexandre Alves, Centro Universitário Franciscano

Ingrid Amaral Corrêa, Centro Universitário Franciscano

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Published

2014-12-12

How to Cite

Alves, M. A., & Amaral Corrêa, I. (2014). ACOLHIMENTO ÉTICO E RESISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES HUMANAS NA FORMAÇÃO DOCENTE. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 141–152. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/227