JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumen
O artigo apresenta o relato de uma experiência que utiliza um jogo pedagógico como recurso no processo de ensino e aprendizagem, realizada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, em uma escola estadual de Santa Maria, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência, PIBID, no subprojeto Matemática do Centro Universitário Franciscano. A utilização de jogos tem proporcionado bons resultados na aprendizagem dos alunos, além de viabilizar maior participação na sala de aula. O jogo foi proposto como instrumento para o ensino das operações com números inteiros, exigindo do aluno atenção e conhecimento matemático. As atividades com jogos aprimoram as habilidades que compõem o raciocínio dos alunos e constroem um ambiente na sala de aula que valoriza a comunicação e a integração entre alunos e professor.Citas
D’AMBRÓSIO, U. Educação matemática: Da teoria à prática. 14ª ed. São Paulo: Papirus, 2007.
MACEDO, L. A importância dos jogos de regras para a construção do conhecimento na Escola. São Paulo, 1993.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança, imitação, jogo, sonho, imagem e representação. São Paulo: Zahar, 1971.
PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.
Descargas
Publicado
2014-12-12
Cómo citar
Tatsch, K., Moro dos Santos, L. M., de Oliveira Martins, A., & Kruse, C. L. (2014). JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Thaumazein: Revista Online De Filosofia, 7(14), 94–101. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/thaumazein/article/view/222
Número
Sección
Artigos