METODOLOGIA E ENSINO DE FILOSOFIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Resumen
Esse artigo procura refletir sobre os desafios e as perspectivas de possíveis metodologias para o ensino de filosofia. Não obstante, o problema histórico da exclusão dos conteúdos filosóficos dos currículos escolares brasileiros durante a ditadura militar, ainda enfrenta-se a dificuldade dos próprios filósofos e professores de filosofia pensar metodologias para o ensino de suas atividades. Por fim, sugere-se a adoção da investigação dialógica como uma das metodologias mais adequadas para o ensino da filosofia.Citas
ALVES, M.A. Filosofia e ensino: reflexões e experiências a partir do Subprojeto Filosofia - PIBID/UNIFRA. In: ALVES, M.A. & BORTOLUZZI, V.I. (Orgs.). A relação entre ensinar e aprender a profissão docente: reflexões e ações do PIBID - Centro Universitário Franciscano. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013, v. 1, p. 112-129.
BRASIL. “Lei nº 11.684, de 02 de junho de 2008”. In: Diário Oficial da União. Brasília, 03 de junho de 2008.
BRASIL. “Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996”. In: Diário Oficial da União. Brasília, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL. “Portaria nº 72, de 09 de abril de 2010”. In: Diário Oficial da União. Brasília, 12 de abril de 2010.
DE PAULO, Antonio (ed.). Lei de diretrizes e bases da educação (Lei 9.394/96). Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
FOLSCHEID, Dominique & WUNNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GALLO, Silvio & DANELON, Márcio & CORNELLI, Gabriele. (Orgs.). Ensino de filosofia: teoria e prática. Ijuí: Unijuí, 2004.
JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Cultrix, 1971.
KOHAN, Walter Omar (org.). Filosofia: caminhos para seu ensino. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
KOHAN, Walter Omar (org.). Políticas do ensino de filosofia. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
LYOTARD, Jean-François. Por que filosofiar? Tradução de Marcos Marcionillo. São Paulo: Parábola, 2013.
MURCHO, Desidério. A natureza da filosofia e o seu ensino. Lisboa: Plátano, 2002.
SOFISTE, Juarez Gomes. Sócrates e o ensino da filosofia. Investigação dialógica: uma pedagogia para a docência de filosofia. Petropolis: Vozes, 2007.
YANO, Célio. “O desafio de lecionar filosofia”. In: Ciência hoje. (<http://cienciahoje.uol.com.br/alo-professor/intervalo/2012/11/o-desafio-de-lecionar-filosofia>, acessado em 31 de junho de 2014).